desta vez deixo-vos com shisha, a dancehall queen que venceu em 2007 o concurso mundial de dancehall queens
o dancehall é um estilo musical jamaicano, com origens no reggae, nos anos 70.
aqui poderão ver a prestação da dancehallqueen shisha, em todos os rounds do concurso.
aquilo funciona assim: nalguns rounds ela tem uma coreografia preparada, noutro é freestyle, noutro o dj grita passos de dança (e mete a música respectiva) e ela tem de mostrar que os conhece e que os sabe fazer.
para quem não quiser ver o video todo (sinceramente, duvido que algum gaijo não vá ver este video todo e variadas vezes ao dia) aqui estão os passos que aprendi a dizer o nome:
aos 00.22 pedem-lhe um 'hot f*ck'
aos 1.28 pedem-lhe um 'matrix', eu cá, na minha opinião, é muito impressionante.
aos 0.50 faz o 'dutty wine' que é coreografia deste videoclip.
dutty wine é abanar o cabelo à roda: http://www.youtube.com/watch?v=cg0qluaxpOo
duma vez na discoteca, na jamaica, deu o dutty wine e eu ia fazer, mas depois a minha irmã disse 'faz isso faz, puxam-te para o daggering' e eu parei logo. daggering é a dança que meti no outro post sobre a jamaica e mete medo. eles gostam muito e todas as quartas à noite há daggering nos tivolli gardens em kingston, chama-se passa passa.
aos 2.00 minutos acontece qualquer coisa, que anotei aqui num papel, mas só escrevi '2:00' por isso na me lembra o que é.
a cultura musical da djamaica é muito impressionante.
curiosodades - não foi o hip hop que inspirou o dancehall, mas sim o contrário!
piada fácil - olha só a shisha dela
utilidades - harness, espero que com este post me perdoes ter tirado aquele que adoraste na semana passada, é para compensar!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
http://soundclash.wordpress.com/2010/03/25/happy-birthday-passa-passa/
sobre o passa passa
http://www.slide.com/r/Tu9q-Jdr3j_3dKkwV8UHzMDool7KA5VL?map=2&cy=ms
sobre as consequências do passa passa. já tinha metido, mas dá-me sempre galhofa.
já sei, é aí aos 2.07 ela faz um a que eu chamo de 'a lagarta maluca'
Alguns exemplos de passos de dança (a jazzmin sabe fazer todos): "Like Glue", "The Myspace", "The Bogle", "Heel-Toe", "Blazay-Blazay", "Pon the River, Pon the Bank", "Chaka Chaka", "Scooby Doo", "Spongebob", "Signal the Plane", "Hot Fuk", "Tek Weh Yuhself", "Whine Up" (mix de pop, dance, R&B, hip-hop e dancehall), "Boosie Bounce", "Drive By", "Shovel It", "To Di World", "Dutty Wine", "Nuh Linga", "Beyonce Wine", "Gully Creepa".
E a presença das Dancehall Queens executando passos de dança também ajuda a elevar a cena dancehall a outro estágio. Com muita sensualidade no modo de vestir, ás vezes essas dançarinas podem chegar a beirar a vulgaridade.
Sempre vistas com muito profissionalismo nos Concursos onde concorrem a grandes prêmios - e acabam ganhando fama e status - as Dancehall Queens são mais um exemplo dessa Cultura complexa, escrachada e muito divertida.
Um fato curioso é que o Japão é um dos poucos países onde algumas Dancehall Queens chegaram a vencer importantes Concursos na Jamaica, tornando-se top celebridades no circuito dancehall internacional.
em: http://nacao-hiphop.blogspot.com/2009/07/historia-do-raggadancehall.html
espero que gostem do meu monólogo com intermeio de português do brasil plagiado, em jeitos de lição.
Enviar um comentário